segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Oásis no meio do deserto

Quando cheguei em Assis, uma dos primeiros pensamentos que tive após longas caminhadas em baixo do sol foi: cadê as árvores? Não tem verde nessa cidade? O único verde que tinha visto até então eram as inúmeras árvores da faculdade, um lugar muito bonito e relaxante. Mas nas ruas, no centro, nas grandes avenidas, nada de árvore. E olha que em Assis um pouquinho de verde seria muito interessante, afinal só quem mora por aqui saber o calor de rachar a cuca que faz.

No centro, principalmente na Av. Rui Barbosa, encontrar alguma árvore é praticamente impossível. Talvez tenha uma ou duas no máximo. Voltar da faculdade então é quase um tormento, meia hora de caminhada em pleno sol escaldante. Árvores para refrescar? Talvez uma ou duas também. O jeito é ir se esquivando do sol e buscar cada sombrinha que aparece para aliviar um pouco.

Mas eis que durante as minhas caminhadas para conhecer melhor a cidade descubro um oásis no meio do deserto. Um concentrado de área verde muito relaxante, bom para praticar exercício físico, caminhar, ou até mesmo sentar em um banquinho e jogar conversa fora. Um dos meus lugares favoritos aqui de Assis é o Parque Buracão e é dele que falarei nesse post.

O Parque Buracão na verdade surgiu ao acaso. Era uma enorme erosão no meio da cidade que atormentava a população local e os governantes. Essa erosão a cada ano aumentava de tamanho. Era um local muito sujo, que abrigava diversos animais e insetos que transmitiam diversas doenças para as pessoas.

Em 1951, o agrimensor Amarílio Ribeiro propôs transformar a grande cratera em um parque. No entanto, o Parque Buracão só ficou definitivamente pronto como nós conhecemos em meados dos anos de 1990.

O parque Buracão conta com quadras para a prática de esportes, pista para caminhada, parque para crianças, orquidário e banheiros. No parque também é possível encontrar o MAPA- Museu de Arte Primitiva de Assis "José Nazareno Mimessi", mas desse falarei mais tarde.

Fotos do Parque Buracão:
















Fonte: A Revolução Verde em Assis

Continuem votando na enquete para ter o lugar favorito de vocês aqui no blog. Sugestões nos comentários também são bem vindas e assim que possível atenderei a todas. Obrigada pelas visitas e comentários =)

8 comentários:

Anônimo disse...

Ju, precisamos juntar o pessoal e fazer um piquenique no buracão...Delícia de lugar!!!
Bjokas :*

Tassy disse...

Buracão é realmente um lugar único em Assis.
Ainda mais no final da tarde... Revigorante!

Anônimo disse...

iiiiiiiiiii esse piquenique ja faz 3 anos q a gtn fala de fazer e não faz :S
Ju adorei vc ter falado sobre o buracão porque é tão simples este lugar e é o masi agradavel que tem nesta cidades . o masi fresco , bonito , onde a gnt pode ir pra caminhar ou só memso pra sentar e tomar um ar fresco nesta cidade aonde vmoas ocmbianr vc começou mto bem falando ,é quase missão impossivel achar uma arvore !
amei *.*
saudades de vc juuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
:*************************** KASSIA MISTRÃO

Dan disse...

ficaram boas as fotos, Ju ;^)

precisava ter um parque assim aqui em CMota

aqui até tem algumas árvores na rua, mas são aquelas árvores do fedor eterno =P

P.S.: poderia ter uma sorveteria Cristal no meio do buracão
P.S.2: isso soou estranho...

Anônimo disse...

muito lindo este lugar.....assis easta de parabens!!!!!!!!!

Anônimo disse...

eu adorei esse site , fiz meu trabalho de escola e tirei nota 10

Anônimo disse...

eu gosto muitop do parque buracao, gosto de ir no parque para relachar, brinhcar..etc

Anônimo disse...

eu gosto do parque buracao porque tem muitos brinquedos para se divertir

Postar um comentário