segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Nada melhor no verão do que um....

Sorvete!

E não é qualquer sorvete não. É o senhor sorvete. Com uma consistência incrível, levinho, doce na medida certa e muito refrescante.

Hoje vou falar de uma das minhas paixões em Assis, a Sorveteria A Cristal.

A Cristal é uma sorveteria tradicional em Assis que foi aberta em 1972 pelo avô do Guto, que aprendeu a base principal do sorvete na cidade de Montes Claro e trouxe então o sorvete para a cidade. A Cristal foi a primeira sorveteria de Assis, antes os sorvetes eram feitos em armazéns e comercializados lá mesmo. Após uma reforma a Cristal voltou de cara nova e a todo o vapor e agora é comandada pelo próprio Guto e pelo tio dele.

Mesmo morando em São Paulo e já ter ido a diversas sorveterias por lá, a Cristal foi realmente um achado em Assis. A principal característica da sorveteria é a simplicidade, que aliada à qualidade fazem do sorvete um ponto turístico na cidade.

Nada melhor do que ir ou voltar do centro num dia de sol escaldante e passar na Cristal para tomar um delicioso sorvete de coco queimado, gengibre, goiaba, pistache, laranja, chocolate. E a lista não pára, adoro todos os sorvetes de lá e fica difícil escolher um favorito, mas como sou uma pessoa de tempos, meu sorvete do momento é o de coco queimado, que para mim tem um gostinho de infância.

Além do cardápio com 24 sorvetes, a Cristal se destaca por ser um dos únicos lugares aqui em Assis onde a educação também se torna um diferencial, coisa que não deveria acontecer. Em Assis é difícil se encontrar um lugar onde somos recebidos com um sorriso e de braços abertos, um dos poucos lugares que me sinto a vontade, respeitada e plenamente satisfeita com o atendimento é na Cristal. Logo que se chega para tomar um sorvete somos recepcionados pelo Guto ou pelo tio dele, sempre muito bem educados, simpáticos e divertidos, prontos para nos atender com toda a educação que se deve ter com um cliente. É meus amigos, infelizmente isso é raro em Assis e me orgulho da Cristal por esse e outros motivos.

E por fim, além de todas as qualidades da Cristal ditas a cima, o sorvete é maravilhoso e com um preço super agradável. Uma bola de sorvete sai por R$ 1,25. Pode-se acrescentar cobertura de chocolate, por um precinho baixo e tomar o sorvete em copo plástico ou na casquinha. Há a possibilidade também de se levar o sorvete para casa, na opção de 6 ou 12 bolas.

Queria agradecer ao Guto que foi muito educado e me contou um pouquinho sobre a história da Cristal e me emprestou uma foto para eu colocar aqui no blog.

Essa é a dica de hoje, agora vocês já sabem onde podem encontrar um sorvete artesanal e maravilhoso. E eu logo logo volto para tomar mais uma bolinha.

7 comentários:

Thais disse...

Juuuuu!!!! Amei seu blog! Adorei o tema!!!!!
Afinal, apesar de não ser de lá a gente acaba conhecendo muita coisa que até os assisences duvidam!!!! rs
MIl beijosss

Anônimo disse...

JU!!!!Adorei vc ter contado um pouco sobre a cristal q sempre nos refresca do sol escaldante de Assis.Nem precisa falar que os donos da sorveteria são legais pra caramba, sempre nos tratam super bemmm.
Meu sorvete preferido é de laranja ou o de goiaba!hummm!!!
Nossa e eu nem sabia q a Cristal foi a primeira sorveteria de Assis...
Bjo
ju fiorot

Dan disse...

sorvete de gengibre é o maior achado de todos!

refrescante na dose desse calor

(e sem as toneladas de açúcar de outras sorveterias por aí)

e sim, é verdade, somos bem atendidos lá como em nenhum outro lugar de Assis ou CMota

Gabi disse...

SENSACIONAL!!! Graças à Cristal e ao Santa Gula, minha semana em Assis se torna mais divertida... O sorvete supimpa da Cristal é o de gabiroba (qualquer semelhança é mera coincidência)... outro muito bom também é o de pistache!
Isso ae, Ju... transforme esse blog em serviço de utilidade pública... se existisse algo assim quando fomos pra Assis, a vida teria sido mais fácil e divertida... ho ho ho

Unknown disse...

juuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
O sorvetee da crystall nao poderiaa faltarr de jeitooOo nenhummm
vc q me levouu p/conhcerr esse lugarr
eu ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.........
vamos mtass vezes
e levar mtas pessoas
principalmentee os bixos q estao chegandOOO...
kkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkk

bjs
miiiiiiiiiiiiiiiiii...........

Anônimo disse...

Juuuu mto bom seu blog !! mto bomm !!! Concerteza A Cristal não tem igual,o de pistache, chocolate, goiaba, kiwi são meus preferidos, é bom ter um lugar que não tenham precoceito de unespianos, e voce colocar para quem não conehce Assis saber um pouquinho mais sobre a cidade q ficaraão pelo menos 5 anos de sau vida .
bjus :**:*:*:* KASSIA COMELIS MISTRÃO

Anônimo disse...

Oi Juliana,
Bom, queria primeiramente dar os parabéns pelo Blog!
Digo que você ainda não sabe o quanto você gosta de Assis..., falo isso por que eu achava que gostava dessa “cidadezinha”, mas quando não fui mais até Assis (dez 2009), percebi o quanto Assis faz falta em minha vida, me desligava de todos os meus problemas aí..., ou seja, eu gosto muito mais do que eu achava! Vl Tênis Clube, Av. Marechal Deodoro,Rui Barboza, Marmontel, Av. Dom Antoooonnniiiiiooooooo que saudadeeeee, supermercados Av. Max, O Amigão, Pizzaria Santa Gula, pizzaria Lá em Casa, a barraca da Baiana (tapioca)... a sorv. Cristal a UNESP (lógico)e muito muuuito mais... as imagem desses lugares não saem da minha cabeça, eu “moro em Sorocaba, tenho de tudo aqui mas o pouco que tinha em Assis me faz muita falta aqui”!
Curta muito Juliana, por que um dia acaba...

Ps.: Achei seu Blog adivinha por que? Estou no meu trabalho com saudades dos tempos de Assis, digitei Assis no Google imagens e achei seu Blog. rs

Bom, é isso Juliana, só quis compartilhar o apego que tenho por esta cidade no seu Blog. Se quiser conversar mais coisas de Assis ou outros assuntos, estou a disposição para ser seu amigo!

Um beijo.

Ricardo. ricardo_mirandabc@hotmail.com

Postar um comentário